A onda de calor que já está afetando o Brasil e Minas Gerais coloca 537 cidades mineiras em estado de alerta, incluindo Itaguara, Carmópolis de Minas, Crucilândia e Piracema. A situação é crítica, com as temperaturas alcançando níveis até 5ºC acima da média histórica, enquanto a umidade relativa do ar permanece perigosamente baixa, variando entre 20% e 30%.
Essa condição, causada por uma massa de ar quente que se estabeleceu sobre o estado desde o final de agosto, está intensificando o calor e o tempo seco em várias regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta nesta semana devido ao potencial risco à saúde e à segurança da população, principalmente em áreas propensas a incêndios.
As autoridades recomendam que os moradores tomem precauções imediatas, como manter-se hidratados, evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h, e reduzir atividades físicas intensas durante esse período. Além disso, a população deve estar atenta ao risco de incêndios, que podem se alastrar rapidamente devido às condições climáticas.
Confira algumas cidades da região que estão na lista de alerta emitida pelo Inmet:
Itaguara
Carmópolis de Minas
Crucilândia
Piracema
Bonfim
Oliveira
Cláudio
Itaúna
Pará de Minas
O impacto já é sentido em todas as regiões afetadas, e a previsão indica que essas condições adversas permanecerão ao longo da semana, sem perspectiva de alívio ou chuvas significativas.
Comments