Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues nasceu em 1861 no distrito de Bonsucesso, então cidade de Oliveira-MG. Mesma cidade natal do maior cientista do Brasil, CARLOS CHAGAS.
Não é coincidência é o berço de cultura e humanismo gerador com grandes homens como Paulo Pinheiro Chagas, médico, advogado e ministro da Saúde do governo nacionalista de João Goulart.
Cícero, depois de estudar em Ouro Preto, foi ao Rio onde formou-se pela Faculdade de Medicina em 1885, aos 24 anos.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1911, antes mesmo da de São Paulo, sendo o primeiro diretor daquela que foi a quarta faculdade de medicina do Brasil.
Ele foi o primeiro médico da nova capital de Minas ajudando a pioneira equipe de engenheiros a sua implantação. Dava seu parecer em muitos setores e assim muito contribuiu para o sucesso da Novacap.
Criou o cemitério do Bonfim aliviando a igreja da Boa Viagem e seus arredores. Trouxe inúmeros artistas italianos para criarem os belos mausoléus do Cemitério do Bonfim.
Ajudou na criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, Hospital de Isolamento e outros de Belo Horizonte.
Era possuidor de uma mente privilegiada e inventiva tendo criado o primeiro banco (com Estevão Magalhaes Pinto) e o primeiro hotel da nova capital onde pode receber em um jantar o cientista Osvaldo Cruz. Essa conversa permitiu depois a criação de uma filial da escola de Manguinhos: a FUNED.
O Minas Tênis Club foi fundado na sua casa, na chácara da Serra onde está o LIFECENTER hoje.
Nosso patrono da ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA DE MG, dizia se dele: “ Cícero não foi só um homem, foi uma instituição inteira”
Marcante a homenagem a esse gênio a frase na inauguração de seu busto em frente a faculdade de medicina, em 1923:
“Foi bom, sábio, justo e realizador, não morrerá de todo”
Comentários