Quem deseja se tornar vereador em Itaguara vai ter que se esforçar bastante, pois em tese a cidade poderá ter 120 candidatos a vereador este ano, um recorde absoluto, que representa um aumento significativo de 62,16% em comparação com o último pleito.
Mas por que ocorreu esse aumento? Quais condições geraram esse boom? Neste texto, vou analisar as condições que nos levaram a esse cenário.
Primeiramente vamos compreender a alteração eleitoral, ocorreu uma mudança significativa no que diz respeito ao número máximo de candidatos a vereador que cada partido pode lançar.
Anteriormente, cada legenda podia apresentar 150% das cadeiras da câmara municipal. Com a nova regra, esse limite foi reduzido para 100% das cadeiras acrescido de mais uma vaga. Por exemplo, em Itaguara, município com 9 cadeiras de vereador, cada partido só poderá lançar até 10 candidatos nas eleições deste ano.
A mudança, por si só, impossibilitou a concentração de candidaturas em poucos partidos, forçando o surgimento de novas legendas para acomodar a média histórica de candidaturas.
Além disso, o cenário político municipal é diferente dos últimos pleitos, caracterizados por uma polarização entre dois partidos. Até o momento, existem pelo menos 4 pré-candidaturas à prefeitura, todas associadas a partidos estabelecidos, alguns dos quais possuem parcerias com outras legendas.
Enfim, vamos à análise, começando por conferir a quantidade de partidos aptos a lançar candidatos a vereador no pleito de 2024.
Com o intuito de dimensionar as mudanças no cenário político local, resolvi traçar a evolução da construção partidária em Itaguara a partir dos anos 2000, comparando a quantidade de partidos participantes e o número de candidatos a vereador em cada pleito municipal.
Começando pela tabela a seguir, temos um compilado detalhado dos partidos políticos que concorreram nas eleições municipais em Itaguara no período de 2000 a 2024.
A seguir, analiso graficamente a evolução partidária, notando um aumento na quantidade de partidos concorrentes ao longo dos pleitos. Em 2000, tínhamos apenas 5 legendas, enquanto em 2024 esse número saltou para 13 siglas (sendo PT/PV uma federação).
Em seguida, observamos a evolução das candidaturas por pleito entre os anos 2000 e 2024, com a ressalva de que 2024 é uma projeção. Atualmente, existem 13 partidos, sendo o PT/PV uma federação que, na prática, é considerada um partido único. Se os 11 partidos mais afederação PT/PV lançarem todos os 10 candidatos que podem lançar, teremos a seguinte série histórica:
Caso se confirme que todos os 11 partidos, mais a federação PT/PV, lancem chapas completas, teremos um cenário altamente competitivo. Isso representaria um aumento de 62,16% em relação ao último pleito de 2020 no número de candidatos disputando uma vaga no legislativo.
É importante reiterar que os dados referentes a 2024 são uma projeção estimada com base nas regras e cenário atual. Alguns dos partidos inscritos podem não formalizar suas chapas completas até a eleição. Portanto, os números para este ano eleitoral devem ser considerados uma estimativa sujeita a alterações, dependendo dos desdobramentos futuros.
Mesmo que haja uma retração no número de candidaturas totais, teremos em 2024 um recorde de candidatos a vereador e uma eleição que, digamos, será altamente competitiva.
Por fim, espero que toda essa competitividade resulte em um aumento na qualidade das candidaturas.
Referência
Tribunal Superior Eleitoral. (s.d.). Resultados de Eleições Entre 2000 até 2020. Recuperado em 6 de março de 2024, de https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/r/seai/sig-eleicao-resultados/filtros?p100_current_page=25
Que esse ano não seja mais do mesmo!
Os vereadores eleitos 80% tem o mesmo perfil .
Câmara sem representatividade!