A menos de um mês das eleições municipais, o Sagarana Notícias realizou uma análise dos planos de governo dos quatro candidatos à Prefeitura da cidade. Os documentos, exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelam as propostas e prioridades de cada chapa para os próximos quatro anos.
Os candidatos trazem experiências diversas e perspectivas distintas para enfrentar os desafios da cidade. Confira a seguir um panorama geral dos planos e o que podemos esperar do futuro de Itaguara com base nesses planos.
As abordagens a seguir estão em ordem alfabética, a partir dos nomes dos candidatos na urna eletrônica:
Bira e Anderson Sansão - Coligação "Itaguara pode muito mais"
O ex-prefeito Bira, que já governou Itaguara por três mandatos, volta à disputa após 12 anos, tendo como colega de chapa o ex-vice-prefeito e ex-vereador Anderson Sansão. Sua campanha tem como base uma proposta de transformação fundamentada em 12 princípios, como ética, justiça social, participação cidadã e sustentabilidade. O plano de governo de Bira e Sansão tem 37 páginas, possui 59 propostas no total e é estruturado em três grandes eixos: 1) Social, Humano e Desenvolvimento, 2) Infraestrutura e Sustentabilidade, e 3) Gestão e Tecnologia. Veja as principais propostas:
Saúde: Fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), Valorização dos servidores, Atendimento humanizado, modernização da infraestrutura da saúde, Expansão da cobertura vacinal e Novas especialidades médicas.
Educação: Implementação do programa "Família na Escola", e ampliação da Rede Uaitec (cursos profissionalizantes), Valorização dos Educadores e Capacitação.
Cultura: Revitalização do Museu Sagarana, mapeamento do patrimônio cultural e programação cultural diversificada. Reforma da Biblioteca Municipal Guimarães Rosa, Programa Bem-Estar na Escola, Agenda Cultural abrangente.
Desenvolvimento Econômico: Apoio ao empreendedorismo, apoio à Ascomit, atração de novas empresas e criação de um distrito industrial.
Outras propostas: Buscar a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar, estruturação do Olho Vivo, Programa Iluminar para prevenir, implantação de um sistema de informatização e controle da criminalidade, apoio às entidades socioassistenciais do município, Fortalecimento do Consep.
Cleo e Ilma Maria - Mobiliza
O empresário Cleo, candidato pelo partido Mobiliza, traz um plano de governo baseado nos princípios orientadores do partido, defendendo um modelo de governo participativo, que ouve a população e age de acordo com suas necessidades. A chapa Cleo e a advogada Ilma Maria propõe seu slogan como orientação do plano: “A nossa força vem de Deus, ouvindo o povo” em um governo do povo, para o povo e pelo povo. O plano possui 8 páginas, estrutura-se em 14 áreas e possui 56 propostas. Veja algumas delas:
Educação: inclusão digital, formação técnica e parcerias para implantação de cursos de nível superior.
Saúde: Aquisição de vacimóvel, aquisição de ambulâncias e ações educativas nas escolas.
Segurança Pública: Estudos para a criação de uma Guarda Municipal, ampliação da Rede de Vizinhos Protegidos e implantação do projeto "Olho Vivo".
Desenvolvimento econômico: Criação de um parque industrial.
Luan e Dinho - Coligação "Itaguara Não Pode Parar!"
O ex-secretário de obras Luan, candidato do PL, com o apoio do atual prefeito, aposta na continuidade administrativa como a principal proposta de sua campanha. O plano de governo de Luan e do candidato a vice-prefeito, o empresário Dinho, tem 23 páginas, contém pouco mais de 200 propostas e está estruturado praticamente com base nas secretarias municipais - 1) Educação, 2) Saúde, 3) Infraestrutura, 4) Desenvolvimento Social, 5) Cultura e Turismo, 6) Segurança Pública, 7) Esportes, Lazer e Juventude, 8) Administração, Gestão, Planejamento e Desenvolvimento, e 9) SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e reforça a necessidade de dar sequência às políticas públicas em curso. Veja algumas das propostas:
Educação: Conclusão das duas escolas em construção, melhorias na infraestrutura, reformas de escolas, aquisição de veículos para o transporte escolar e ampliação de cursos profissionalizantes.
Saúde: Manutenção dos especialistas, expansão dos atendimentos, melhoria na infraestrutura do Cersam. Ampliação da frota da saúde. Plano de carreira para os profissionais de saúde.
Infraestrutura: Continuidade das obras da Via Expressa, asfaltamento de ruas e revitalização de espaços públicos como a Quadra Coberta, praças, dentre outros. Criação do Programa Cidade Bem Cuidada. Pavimentação asfáltica entre Pará dos Vilelas e Aroeiras. Perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais.
Cultura e Turismo: Ampliação de eventos culturais e apoio ao turismo rural, com melhorias na infraestrutura turística.
Outras propostas: Programa Desenvolve Itaguara, programa de acessibilidade do pedestre, Novo Velório Municipal, coleta seletiva, reativar a Festa do Produtor Rural, cursos profissionalizantes gratuitos de gastronomia, Parque Industrial, Programa Itaguara Mais Iluminada.
Rodrigo Marques e Renaldo - Federação Brasil da Esperança
O professor Rodrigo Marques, do Partido dos Trabalhadores (PT), centra seu plano de governo na participação popular. A chapa de Rodrigo e Renaldo, ambos do PT e representando a Federação Brasil da Esperança, defende que a construção de políticas públicas deve começar ouvindo a população e incorporando suas demandas. O plano, de 7 páginas e 69 propostas, sustenta que uma gestão justa e eficiente deve contar com a colaboração ativa dos cidadãos. Veja algumas das principais propostas:
Saúde: Fortalecimento do CERSAM e busca de parcerias com municípios vizinhos para melhorar os serviços de saúde e fortalecer a Santa Casa, ampliar as especialidades médicas, transparência na marcação de consultas e cirurgias.
Infraestrutura: Planejamento da drenagem urbana, manutenção preventiva das estradas e melhorias na mobilidade urbana, Setorizar a manutenção de estradas rurais, com participação direta do CMDRS.
Meio Ambiente: Implantação de coleta seletiva, saneamento dos cursos d'água e estudo para a criação de um Parque Ecológico na Cachoeira da Pataca, parceria Codema-SAAE para preservação das nascentes.
Cultura: Programa de educação artística para crianças e adolescentes, Programa de incentivo aos artistas itaguarenses, Requalificar e ampliar o antigo prédio do Museu Sagarana, com a finalidade de concentrar e fomentar atividades artísticas diversas de forma integrada com a praça de convivência.
Geração de Emprego: Políticas voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenos empreendedores, Parceria com o Sistema S, oferecer condições para atração de mais investimentos para a cidade.
Outras propostas: Criação de ouvidoria popular. Conscientização ambiental permanente. Atendimento efetivo de assistência social às pessoas em trânsito
O papel do plano de governo nas eleições
Com menos de um mês para as eleições, os eleitores de Itaguara têm à disposição uma ferramenta fundamental para avaliar os candidatos: seus planos de governo. Esses documentos oferecem uma visão das ações que os candidatos pretendem implementar caso vençam as eleições e governem a cidade a partir de primeiro de janeiro de 2025.
Comments