Prezados leitores e leitoras do Sagarana Notícias, tudo bem? Por aqui, tudo bem também! Estive afastado nos últimos meses, me dedicando a outras “escritas”, mas já estou de volta!
Você sabe que sou artista, certo? Pelo menos nos últimos 24 anos, esse foi o caminho que abracei na vida: escrevendo, atuando, dirigindo, coordenando, mobilizando e produzindo arte.
Nos últimos meses, estive envolvido com a gravação do Programa Brasileirim. Já assistiu? Sou o Diretor Artístico desse programa. Trabalhamos com a empresa Veredas Produções e também com o cineasta e roteirista Guilherme Reis, da Postura Digital. Temos um time de quase vinte profissionais envolvidas nesse projeto. Iniciamos as conversas em 2022; no ano passado, gravamos os três primeiros episódios e agora concluímos o quarto programa.
Lançaremos em breve o Brasileirim das Artes, tema deste episódio, no qual exploramos diversos segmentos artísticos, como música, teatro, dança e circo. O programa está recheado de convidados muito especiais, incluindo o palhaço Cheirosinho e seu neto, o palhaço Cheirinho. Os programas anteriores abordam traços das culturas de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Você pode assisti-los gratuitamente no YouTube, quando e onde quiser.
Esse trabalho é elaborado em formato audiovisual e gravado no Teatro da Cidade, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de um programa de auditório, criado para ser exibido nas diversas mídias disponíveis no Brasil e no mundo, através do canal do YouTube Programa Brasileirim.
Como referência, o programa é inspirado no saudoso Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin, multiartista brasileiro que encantou nosso país por décadas. Sr. Brasil trazia conteúdos culturais para toda a família, com poesia, canções, festejos, literatura e muito mais. Era um programa raiz, que exaltava a nossa cultura, a alma sertaneja e a identidade brasileira.
Nosso programa, o Brasileirim, segue essa essência, mas com um diferencial: destacamos a presença da criança nas manifestações culturais. “Tem criança na cultura popular, sim!” Além disso, temos um compromisso com os mestres que transmitem seus saberes às novas gerações – filhos, netos, bisnetos e todos que se conectam a essas manifestações culturais. É um legado das diversas raças e etnias que formam nosso patrimônio cultural.
Temos também um compromisso pedagógico: resgatar, registrar, fomentar e dar visibilidade aos “modos e fazeres” da nossa gente. Promovemos e investigamos a diversidade artística e cultural do Brasil, retratando nossa alma, nossa personalidade e as cores que formam esta nação.
Márcio Vesoli, multiartista de Belo Horizonte, idealizador do programa e Diretor Geral, também atua como apresentador – o carismático Marsim. Márcio possui ampla formação nas áreas artísticas e desenvolveu diversos projetos voltados ao público infantojuvenil. Os três primeiros programas foram custeados integralmente por ele, realizados com imenso amor e abraçados pela equipe.
Brasileirinho ou Brasileirim?
Escolhemos Brasileirim porque nasceu em Minas, e o nome já carrega um traço da cultura mineira: a forma carinhosa e abreviada de falar, criando modos únicos de expressão e interação, seja no interior do estado, na capital ou em outras regiões do país.
Quero aproveitar este espaço para divulgar o programa e registrá-lo nas páginas do Sagarana Notícias. Acredito no poder de comunicação do programa e na força deste site de notícias. Indico especialmente para professores, historiadores, gestores de cultura e, claro, para toda a família.
Se você está no interior ou em qualquer parte do Brasil, pode exibir o programa livremente em eventos da sua cidade. Tenho certeza de que encontrará nos episódios material rico para dialogar com alunos, filhos e a comunidade sobre diversos temas ligados às artes e à cultura brasileira. Nosso programa pode ser uma ferramenta pedagógica para além do entretenimento, trazendo diversão e aprendizado para todos os brasileirins.
Brasileirim das Artes estreia no dia 21 de dezembro, em Belo Horizonte, no CEI – Centro de Educação Integrada, Rua Aimorés, 1600, às 17h. No dia 22, já estará disponível no YouTube, no canal Programa Brasileirim. Siga-nos no Instagram para acompanhar todas as novidades!
Este trabalho foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital BH nas Telas, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG.
Comments